Foi divulgado recentemente no site da Exame. que será iniciada agora em 2025 a reforma do Hotel Nacional, um dos mais emblemáticos marcos da capital federal, que se dá após anos de paralisação de suas atividades e disputa judicial sobre o imóvel.
A estrutura hoteleira foi arrecadada em processo falimentar e arrematada em 2018 em leilão por um grupo empresarial que pretende restabelecer o espaço como referência em hospitalidade e patrimônio cultural.
Além da retomada das atividades de um empreendimento dessa magnitude e importância cultural nacional, a arrematação do imóvel é, por si só, um evento significativo: ela se deu pelo pagamento equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor de avaliação original da estrutura, oportunizando aos arrematantes adquirir um ativo de expressivo valor econômico e cultural a um preço extremamente competitivo e atraente.
A aquisição de ativos com o propósito de investimento e desenvolvimento de uma atividade futura demanda estratégia econômica e visão de longo prazo, tornando-se um diferencial ao investidor a capacidade de identificação de oportunidades no mercado que promovam a redução de custos e alocação de recursos de forma inteligente.
Casos como o do Hotel Nacional evidenciam como o mercado de ativos estressados, recuperações de empresas e falências pode revelar grandes oportunidades.
Para a Mazzotini Advogados, assessorar juridicamente operações dessa natureza implica uma análise minuciosa de passivos, avaliação de riscos sucessórios e uma estruturação contratual robusta, assegurando a viabilidade e sucesso do investimento, reforçando nosso papel estratégico na reabilitação de ativos e na parceria com o investidor.
