0
Como a consultoria jurídica ajuda investidores de alto risco.

Como uma consultoria jurídica pode auxiliar em investimentos de alto risco?

Atualmente, investimentos de alto risco têm se mostrado um modelo de ativo muito promissor para investidores. Entretanto, alguns investidores não costumam entender todos os aspectos legais envolvidos nesse processo. Por isso, o auxílio de um escritório de advocacia e consultoria jurídica exerce um papel fundamental.

Mesmo investidores experientes podem enfrentar desafios legais durante um investimento e devem ter atenção aos aspectos jurídicos dessa modalidade. Para compreender melhor a importância de contar com a ajuda de especialistas, continue a leitura! 

O que são investimentos de alto risco?

Os investimentos de alto risco são aplicações em que não há garantias quanto à rentabilidade. Logo nesses investimentos não há como prever qual será a margem de lucros.

Isso acontece porque esses investimentos podem sofrer grandes variações de valor em um período curto. Sendo assim, não há como indicar exatamente qual será a margem de perda ou lucro.

Entretanto, essas aplicações chamam atenção de investidores com tolerância agressiva e de alta renda, graças às possibilidades de grande retorno futuramente. 

Sendo assim, investimentos em distressed assets podem representar perdas expressivas do patrimônio de investidores inexperientes. Portanto, devemos ressaltar que, sem um planejamento adequado e auxílio de uma assessoria jurídica, o prejuízo pode ser irreversível.

Os ativos financeiros de alto risco envolvem ativos que sofreram algum tipo de impacto negativo, como:

  • falência;
  • insolvência;
  • recuperação judicial;
  • execuções cíveis, trabalhistas ou fiscais;
  • processos complexos e longos;
  • crise financeira;

Entre outros.

Para quem deseja investir nesses ativos, é fundamental analisar o estado do bem e também do cenário que o estressou, além de conhecer o seu histórico. Investimentos que passam por essas situações podem reduzir significativamente seu valor, apresentando grandes riscos a quem o adquire.

Por isso, para garantir a segurança do seu investimento de alto risco, é preciso analisar minuciosamente quais são seus objetivos financeiros, sua tolerância ao risco e o volume dos aportes. 

Abaixo, veja como uma consultoria jurídica auxilia em investimentos de alto risco.

Investimentos de alto risco: como uma consultoria jurídica pode auxiliar no momento de decisão?

Os ativos estressados são investimentos interessantes. Entretanto, como vimos acima, é necessário que haja uma boa avaliação do cenário, inclusive do ponto de vista jurídico.

A consultoria jurídica pode auxiliar o investidor de diversas formas. A maneira como isso ocorre pode variar conforme as características desse investimento. Nos próximos tópicos, reunimos alguns papéis que a consultoria jurídica pode desempenhar. Acompanhe!

Recomendações estratégicas durante a fase de planejamento

Durante a análise de ativos, mercado e projeções futuras para estimar o valuation do investimento, a consultoria jurídica pode atuar de maneira estratégica. Assim, pode simular com outros profissionais os diversos cenários que poderão ajudar a empresa durante a negociação.

Isso possibilita que o investidor conquiste o máximo de entendimento sobre o investimento, e suas previsões. Além do mais, a assessoria ainda entrega maior assertividade e sucesso em transações, pois promovem um melhor preparo aos investidores.

Interpreta os termos para determinar as consequências futuras

No início da fase de negociação entre empreendedores e investidores, as partes costumam propor as condições mínimas de atuação. 

Essas condições vão desde o percentual de negociações em troca do valor dos recursos disponibilizados, até o veto prioritário de decisões em matérias específicas. 

Nessa fase, muitas vezes existem situações em que a comunicação falha ou é difícil compreender as premissas ou condições, especialmente ao negociar a redação dos termos. Sendo assim, a consultoria pode auxiliar e até mesmo simplificar essa interpretação de termos.

Adequar documentos e formalizar operação

Com a finalização das negociações, inicia-se a instrumentalização jurídica da operação. Durante esse período, a consultoria jurídica deve analisar o texto contratual, bem como suas condições pactuadas de maneira simples e objetiva, afastando termos que podem gerar confusão ou dupla interpretação. 

Também devemos destacar que um contrato não deve ser visto como um documento engessado, e sim como um manual para a relação entre os envolvidos, com caminhos que devem ser cumpridos.

Independentemente de qual o nível de estresse de um investimento, é fundamental que o investidor tenha o máximo de conhecimento sobre ele antes da tomada de decisão. E nada melhor que uma consultoria jurídica para assessorá-lo nesse momento.

Sendo assim, podemos concluir que a função de um advogado especializado em investimentos de alto risco supera a confecção ou revisão de um contrato. Trata-se de uma função estratégica, de maneira a avaliar conjuntamente o futuro de cada detalhe do investimento, entre eles riscos e desdobramentos, e, por fim, a formalização do investimento.

Quer saber mais sobre nossa consultoria jurídica para investimento de alto risco? Entre em contato com a equipe da Mazzottini Advogados Associados e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *