O mercado de investimentos está se tornando cada vez mais comum, e com ele muitas novidades e estratégias para faturar vão surgindo. Alguns anos atrás, o Brasil enfrentou uma baixa e os investimentos caíram de forma considerável. Porém, atualmente o país volta a se recuperar e os investimentos voltam a acontecer. Neste artigo, separamos algumas informações sobre como anda o mercado de distressed assets e como anda a sua expansão.
O que é o mercado de distressed assets?
Durante períodos de crise financeira no país, o mercado de investimentos se vê diante de uma liquidez muito baixa, e com isso muitos bancos acabam reduzindo suas linhas de crédito, e famílias e empresas com grandes dívidas enfrentam dificuldades para obter recursos para sanar suas dívidas, com isso as oportunidades de compra de ativos se tornam vantajosas, de qualidade confiável, com grandes descontos para os que trabalham com investimentos.
Nesses investimentos alternativos, o investidor encontra uma grande oportunidade de adquirir empresas ou precatórios com valores muito abaixo do comum, dada a liquidez necessária naquele exato momento. Nesse processo, o investidor pode aguardar o período necessário para que aquele investimento volte a ter o valor justo no mercado e então repassá-lo novamente obtendo um grande lucro nesse processo, e o mesmo vale para imóveis comprados em momentos de enfraquecimento financeiro da parte do vendedor.
Portanto, o mercado de distressed assets são os investimentos de alto risco em longo prazo, que dependem da recuperação dos ativos envolvidos no processo, e a estratégia baseia-se em adquirir ativos (empresas falidas, precatórios, imóveis etc.) a preços reduzidos em momentos de crise ou grande endividamento, e revendê-los em períodos em que estes estejam em alta, depois de se recuperarem de seu momento de crise.
Contexto atual de investimentos no Brasil
A economia do país enfrentou uma baixa profunda causada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020. Com ela, muitos empreendimentos precisaram encerrar suas atividades, e o mercado econômico se viu enfraquecido. Muitos investidores, todavia, enxergaram excelentes oportunidades no mercado de distressed assets e acabaram adquirindo empresas, imóveis e outros elementos caracterizados como investimentos, e aguardam pelo melhor momento para vender o que foi adquirido e obter lucro sobre eles.
Ademais, a economia do país apresenta sinais de recuperação, e a previsão dos economistas é que o PIB (Produto Interno Bruto) cresça em 5,3% ou mais no ano de 2022. As exportações começaram a crescer e a previsão é que os investimentos comecem a trazer retornos positivos aos investidores.
O mercado de distressed assets como oportunidades de investimento
Existe uma regra básica no mercado de distressed assets que determina o sucesso ou fracasso do investimento. O mercado não se baseia somente na compra de ativos depreciados em geral, mas naqueles onde haja grande possibilidade de recuperação, ou seja, não basta apenas comprar uma empresa falida apenas porque seu valor está abaixo do oferecido no mercado, mas reconhecer a possibilidade de que aquele negócio volte a crescer algum tempo depois, e seu valor torne a ser lucrativo para o investidor.
Alguns investidores podem ter uma dúvida bastante comum: se as empresas são, de fato, um negócio viável. Por que se encontram em baixa no mercado e enfrentam dificuldades financeiras?
A resposta dá-se pelo fato de que uma infinidade de coisas pode acontecer no mercado, e a grande maioria delas são imprevisíveis e temporárias, porém, se forem mal administradas, o estrago pode ser maior do que o esperado. Muitas empresas não contam com um fundo emergencial suficiente para sustentá-las caso essas crises as acometam, e acabam tendo que recorrer a uma baixa liquidez, resultando, na grande maioria dos casos, na venda da empresa por valores irrisórios, porém suficientes para quitar as dívidas com as quais a empresa precisa lidar em curto prazo (essas dívidas podem ser salários atrasados de funcionários, contas básicas, aluguel, pagamento de matéria-prima etc.). Muitas empresas, ainda, recorrem a empréstimos para quitar suas dívidas, e acabam entrando numa bola de neve interminável de contas que não podem ser pagas.
De que forma essa má administração beneficia o mercado de distressed assets?
Essa falta de organização e preparo por parte das empresas, inclusive o fato de possuírem um fundo emergencial que as ampare em momentos de crise, é um ponto muito positivo para os investidores no mercado de distressed assets, pois é por conta disso que os investidores adquirem negócios que podem ser muito promissores no futuro.
A expansão do mercado de distressed assets e seus benefícios
Todos esses pontos explicam porque o mercado de distressed assets vem se tornando comum entre os investidores, e seus benefícios como a alta valorização dos negócios investidos atrai cada vez mais a atenção dos investidores em geral.
Agora que você já sabe o que é o mercado de distressed assets, compartilhe com seus amigos que possuem interesse no assunto e adoram investimentos em geral. Esse mercado tem tudo para atingir o seu ápice no futuro, portanto vale a pena conhecê-lo um pouco melhor e ir se preparando para isso. Se desejar conhecer o mercado ou entender como funcionam os investimentos, clique aqui, entre em contato conosco e vamos conversar!